BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO REGISTRA 343 CASOS POSITIVADOS DE COVID-19 EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

Levantamento foi divulgado na tarde desta terça-feira (28/07). Município registrou 104 novos casos em relação ao levantamento anterior.

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, divulgou nesta terça-feira (28/07) o novo Boletim Oficial de Casos em Monitoramento com dados atualizados dos registros de Covid-19 no município. Atualizado semanalmente, relatório é elaborado a partir de informações da Vigilância Epidemiológica Municipal referentes ao Novo Coronavírus.

Até ontem, o município confirmou 343 pessoas positivadas para o vírus, aumento de 104 casos novos em comparação com o boletim anterior. Do total de casos confirmados esta semana, 179 são pacientes curados, o que representa 52%; o número de pacientes ativos, que seguem em acompanhamento médico, subiu para 164.

826 suspeitas foram descartadas – 775 por teste diagnóstico e 51 via análises clínicas. Desde o início da pandemia, em março, até o fechamento desta matéria, 1.686 pessoas foram investigadas pela vigilância epidemiológica. Uma morte por coronavírus foi registrada no município.

AUMENTO DE CASOS

As últimas semanas os novos casos de Coronavírus no município cresceram. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, nesta terça-feira (28/07) o município alcançou 343 casos positivados, 44% a mais que o registado no boletim epidemiológico de 21 de julho, com 239 casos, e 130% superior ao de 14 julho, quando o município registrou 149 casos de COVID-19.

O crescimento pandêmico também foi observado em todos os bairros – os mais populosos tiveram os maiores números de registros. A situação também está presente na Região da Grande Florianópolis, que continua em situação de Risco Potencial Gravíssimo para COVID-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO

Mesmo que os casos estejam em curva crescente, há maneiras de enfrentar esse inimigo e reduzir os números a melhores índices.

O poder público, por meio do Decreto Executivo Municipal 079/2020, ampliou as medidas de enfrentamento à pandemia. No município, a concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e na areia das praias está suspensa.

Estabelecimentos e atividades sociais e comerciais têm novas regras e horários de funcionamento e precisam adotar medidas como o distanciamento social, disponibilidade de álcool em gel 70% para higienização das mãos, medição de temperatura na entrada e uso de máscaras protetoras para os funcionários. Em todo território municipal tornou-se obrigatório o uso de máscaras de proteção.

Além dessas estratégias públicas, os munícipes precisam fazer sua parte. Torna-se crucial seguir as recomendações dos órgãos oficiais de saúde, buscar informações confiáveis e adotar hábitos sanitários que buscam evitar o contágio.

Veja o que fazer:

•            Use máscara;

•            Use álcool em gel para higienizar as mãos e superfícies;

•            Cuide das pessoas que pertencem aos grupos de risco;

•            Fique em casa e mantenha o isolamento social

•            Cobrar aquelas pessoas que não seguem essa cartilha sanitária.

ALÔ SAÚDE GCR

Para ajudar na busca por informações, tirar dúvidas sobre o coronavírus e fazer um primeiro atendimento por telefone, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, criou o serviço 24h Alô Saúde GCR. Lá você entrará em contato com profissionais preparados e especializados no assunto.

O Alô Saúde GCR funciona nos números: (48) 3039 8827; (48) 3039 8543 e (48) 3039 8879.

Você pode conferir o boletim de 21 de julho AQUI.