BANDEIRA AZUL: COMITÊ GESTOR MUNICIPAL SE REÚNE PARA DISCUTIR TEMPORADA 2022/2023

Os membros fizeram um balanço da temporada, que termina no dia 31 de março, e abordaram as ações para a manutenção do certificado internacional para o próximo ano.

O comitê gestor do Programa Bandeira Azul em Governador Celso Ramos realizou, na terça-feira (28/03), no Mirante de Calheiros, uma reunião para discutir um balanço da temporada 2022/2023, que termina oficialmente na próxima sexta-feira (31/03). Na pauta, os integrantes apresentaram um breve diagnóstico e debateram as medidas a serem realizadas para renovar a certificação e hastear a Bandeira Azul na Praia Grande (Caravelas) na próxima temporada.

O comitê é formado por representantes da Pasta de Turismo e Eventos, Secretaria Executiva de Comunicação e Mídias Sociais, Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Um dos novos membros é o Centro de Bem-Estar Animal.

O grupo gestor encarrega-se de executar as ações necessárias para garantir o cumprimento de todos os critérios exigidos para a obtenção da certificação internacional anualmente.

A assessora da FAMGOV, Kamilla C. Freitas Matos, que atua na gestão municipal do Bandeira Azul, destacou os pontos positivos do período 2022/2023, como a consolidação da coleta seletiva no município e no Bairro Praia Grande, os efeitos da educação ambiental, como a maior conscientização da população e turistas, bem como balneabilidade, segurança e presença de equipes guarda-vidas.

Para a próxima temporada, os membros gestores elencaram ações a serem executadas no decorrer do ano, das quais a maioria necessita apenas de manutenção. Entre as medidas está a atualização da sinalização da praia, segurança, coleta seletiva, melhorias estruturais nos acessos à praia, ações de fiscalização e de educação ambiental, e outras.

O objetivo do município é conquistar o Bandeira Azul para a Praia Grande (Caravelas) para a temporada 2023/2024, o que poderá representar o oitavo ano consecutivo com o selo ambiental.