REUNIÃO DO CONSELHO GESTOR DA APA DO ANHATOMIRIM ACONTECEU NA QUARTA-FEIRA (28/06)

Formado por representantes de entidades governamentais, poder público municipal, moradores, maricultores e pescadores artesanais, o conselho discutiu temas relacionados à APA.

O Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) do Anhatomirim se reuniu na quarta-feira (28/06), na Sede da Escola Municipal do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos, no Bairro Costeira da Armação, para discutir e deliberara sobre temas como recursos hídricos, pesca, plano de manejo e educação ambiental relacionados à área de preservação, que tem 4.436,59 hectares localizados no território de Gov. Celso Ramos.

Esse conselho é formado por representantes de entidades governamentais, de entidades públicas municipais, de moradores e de pescadores artesanais do entorno da APA. A reunião contou com a presença das seguintes entidades: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) em Gov. Celso Ramos, Escola Municipal do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos, Secretaria Municipal de Pesca e Maricultura, Marina São Sebastião, maricultores e moradores representantes das comunidades próximas.

Durante a reunião o conselho abortou pautas como trapiches, cultivo de algas e outros. A Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda em Geografia Bacharelado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Laura de Mello Holme, ministrou a palestra “A qualidade da água superficial e o uso e cobertura da terra em Governador Celso Ramos e na Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim”.

Mais tarde, aconteceu a apresentação do GT trapiche, no qual foram apresentadas soluções e regras de uso do trapiche, uso de placas para o funcionamento. Na ocasião, a extensionista EPAGRI, Sirlei Castro de Araújo, apresentou à analista ambiental na ICMBio, Danielle Paludo, o GT Algas, no qual falou sobre a viabilidade desse tipo de cultivo.

Depois das conversas, os membros fizeram os encaminhamentos para o próximo encontro.

Fotos: William Wollinger Brenuvida