ESTUDANTES DO PROJETO BOMBEIRO MIRIM VISITAM ILHA DO ANHATOMIRIM

Na pequena expedição, os 80 estudantes conheceram a arquitetura da Fortaleza de Santa Cruz e um pouco da história de Santa Catarina.

O Projeto Bombeiro Mirim de Governador Celso Ramos, uma iniciativa do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, está proporcionando uma série de atividades e novas experiências de aprendizado para os 80 estudantes do ensino fundamental da rede municipal que participam do projeto. Na manhã desta terça-feira (20/06), esses alunos fizeram uma visita à Ilha de Anhatomirim e à Fortaleza de Santa Cruz.

A pequena expedição foi promovida pelo 3º Sargento e Comandante do Corpo de Bombeiros do município, Wilson Coelho Junior, e pela diretora da Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA-GCR), Luciara Azevedo. Participaram os estudantes do projeto matriculados nas escolas municipais Professora Elvira Sarda da Silva, Alaíde da Silva Mafra e Maria Amália Cardoso.

Luciara Azevedo e Wilson Coelho Junior explicam que a proposta da visitação foi oferecer aos alunos uma vivência em meio às belezas naturais da ilha, que esteve fechada para visitação durante o período da pandemia, mas reabriu ao público no início de 2023, e oportunizar uma viagem no tempo para eles conhecerem um pouco da história de Santa Catarina, para que aprendam a valorizar os patrimônios naturais e históricos existentes do município.

No passeio, com direito a bolo de comemoração aos aniversariantes do mês de junho, os bombeiros mirins tiveram uma verdadeira aula sobre os edifícios construídos na ilha e seus contextos históricos. Conheceram, por exemplo, a Portada de influência oriental, a Casa do Comandante, o Quartel da Tropa, os canhões do sistema defensivo e outras construções.

A professora do 6º ano do ensino fundamental, Jain Gilmara Sagas Pinheiro, conta que o passeio foi uma descoberta e uma novidade para muitos alunos, inclusive teve conteúdos que podem ser abordados em aula para ampliar o conhecimento deles.

“Há alunos que nunca tinham visitado a ilha, mas que hoje participam da viagem. Todos conhecem a história, sabem a importância de preservar tudo isso que no futuro vai ficar de herança para eles”, salienta.

Para a técnica em educação, Simone Amanda Dias, as saídas são essenciais porque é nelas que os alunos entram em contato com a questão ambiental.

“Eles valorizam a questão ambiental, que a gente trabalha bastante na escola, e conhecem a história do lugar em que eles moram. É importante saberem o que aconteceu no passado. Com esse conhecimento, os alunos terão uma consciência ambiental e acabam criando uma espécie de corrente do bem da preservação”, disse.

O estudante Felipe Apolônio Vieira, de 11 anos, relata que ficou fascinado com a expedição à Ilha de Anhatomirim e está gostando de participar do Projeto Bombeiro Mirim.

“Gostei de conhecer os primeiros socorros, animais peçonhentos e sobre a ilha. Acho que vou levar todos esses ensinamentos para a profissão que escolher no futuro”, falou.

PROJETO BOMBEIRO MIRIM

O Projeto Bombeiro Mirim de Governador Celso Ramos foi criado em 2023. É realizado com alunos da rede municipal de Ensino por meio de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa busca capacitar, por meio de atividades teóricas e práticas, os estudantes para agirem de maneira preventiva em situações de risco, e ajudar a formar cidadãos que possam contribuir para uma sociedade mais segura e promover o exercício da cidadania.

No projeto, os estudantes aprendem conhecimentos básicos de primeiros socorros aplicado à criança e ao adolescente, prevenção de acidentes na infância e juventude, prevenção e segurança em desastres maturais, segurança contra incêndios, educação ambiental, entre outros conteúdos.

As aulas acontecem todas as terças-feiras na Escola Municipal do Meio Ambiente, no Bairro Costeira da Armação, e o curso também tem trilhas ecológicas, visitas, como a realizada ao Batalhão de Bombeiros do Município de Biguaçu e a que vai ser acontecer no Batalhão de Operações Aéreas, com data a definir.

Ao final do curso, haverá formatura da turma do Projeto Bombeiro Mirim 2023.