Parlamento Mirim de Governador Celso Ramos marca presença em seminário promovido pela ALESC

Os 22 vereadores eleitos do Projeto Parlamento Mirim 2024 de Governador Celso Ramos participaram na sexta-feira (03/5) do Seminário de Iniciação ao Programa Vereador Mirim, em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis. O evento foi promovido pela Escola da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESCA) em parceria com as câmaras municipais de Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos e Paulo Lopes. Mais de 80 estudantes da Grande Florianópolis participaram do encontro.

O seminário encerrou a primeira fase de seminários de formação política dos mais de 600 vereadores mirins eleitos neste ano em escolas públicas e privadas de 45 municípios catarinenses.

A professora Márcia Rodrigues de Azevedo conta que o evento foi realizado para ampliar o conhecimento dos estudantes sobre as funções e responsabilidades de um legislador municipal. Nesse sentido, os parlamentares participaram de palestras sobre a Constituição Federal, “O papel do vereador”, argumentação e oratória, conhecimentos que os estudantes vão usar na atividade legislativa ao longo do mandato de 2024.

O Projeto Parlamento Mirim em Governador Celso Ramos é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Educação e da Câmara de Vereadores, visando estimular a participação política dos estudantes da rede municipal de educação. Por meio do projeto, os alunos têm a oportunidade de compreender o funcionamento do sistema político e são incentivados a participar ativamente da vida cívica desde cedo. Além disso, são promovidos momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo Municipal, assim como a importância da política em uma sociedade democrática.