Secretaria de Saúde promove capacitação em alusão à Semana da Enfermagem

Mais de 60 profissionais da Rede Municipal de Saúde de Governador Celso Ramos participaram nesta quinta-feira (23) de uma capacitação em alusão à Semana da Enfermagem. O evento, realizado no Centro de Convivência do Idoso (CCI) no Bairro Palmas, foi promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e teve como objetivo abordar a enfermagem sob a perspectiva da inovação na área.

A capacitação, que contou com a presença do prefeito Marcos Henrique da Silva e do secretário municipal de Saúde, Dalmiro Lobo Filho, reuniu enfermeiros, técnicos em enfermagem e outros profissionais da saúde do município. Durante o dia, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos em temas como Suporte Básico de Vida (SBV), Suporte Avançado de Vida (SAV) e outros assuntos correlatos.

O prefeito Marcos Henrique da Silva ressaltou a importância da capacitação para o aprimoramento do atendimento prestado à população. “Este evento é uma oportunidade para que os nossos profissionais adquiram novas experiências e saberes que vão contribuir para a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos munícipes”, afirmou.

O secretário Dalmiro Lobo Filho complementou, destacando o papel da capacitação na promoção da inovação na área da enfermagem. “O evento proporcionou aos participantes a oportunidade de avançar na produção de novos saberes e práticas de salvamento, conhecimentos que serão revertidos em benefício dos pacientes do nosso município”, disse.

A capacitação foi ministrada por servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) de Governador Celso Ramos e por profissionais da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC). Durante as palestras, os ministrantes abordaram a evolução das técnicas de reanimação ao longo do tempo, apresentando os equipamentos, tecnologias e práticas mais atualizadas na área.

Na parte prática da capacitação, os profissionais realizaram simulações de reanimação e de atendimento real com manequins e bonecos. Essa atividade teve como objetivo aprimorar as habilidades dos participantes em situações de emergência.