Projeto Bombeiro Mirim de Governador Celso Ramos tem aula inaugural do primeiro semestre nesta terça-feira (12/03)

O Corpo de Bombeiros (CBMSC) de Governador Celso Ramos, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Escola Municipal do Meio Ambiente, realizou, na terça-feira (12/03), a aula inaugural da primeira turma da edição 2024 do Projeto Bombeiro Mirim. A aula aconteceu na sede da Escola do Meio Ambiente, no Bairro Costeira da Armação, local que sediará a maioria dos encontros até a formatura dos 84 alunos matriculados no primeiro semestre deste ano, prevista para acontecer em 17 de maio.

A aula inaugural foi ministrada pelo 3º Sargento e Comandante do Corpo de Bombeiros, Wilson Coelho Junior, e pela diretora da Escola do Meio e bombeiro comunitária, Luciara Azevedo. Os instrutores apresentaram aos pequenos todas as informações sobre o projeto, deveres do bombeiro mirim, noções sobre meio ambiente e hábitos saudáveis, entre outros assuntos. O encontro também foi o primeiro contato dos estudantes com a ordem unida e o lema do projeto.

“Nós trabalhamos conhecimentos relacionados à segurança e ao salvamento, e também hierarquia e disciplina. Aqui, eles aprendem instruções técnicas, aprendem a conhecer a natureza, consciência ambiental e o papel de cada um na construção de uma sociedade melhor. São conhecimentos que eles transportarão para os seus lares e para as escolas em que vivem”, ressaltou Wilson Coelho Junior.

O Projeto Bombeiro Mirim é voltado aos estudantes do ensino fundamental da rede municipal e estadual de Educação de Governador Celso Ramos. Busca capacitar essas crianças e adolescentes para agirem de maneira preventiva em situações de risco e de acidentes por meio do desenvolvimento de práticas suplementares ao processo educativo, para contribuir para uma sociedade mais segura e promover o exercício pleno da cidadania.

A primeira turma terá aproximadamente dois meses de aulas, período em que conhecerão noções de salvamento, construção de valores, segurança contra incêndios na natureza, noções de primeiros socorros e sobre a rotina de salvamento dos Bombeiros Militares. A grade curricular do programa também prevê aulas externas, como trilhas ecológicas e visitas ao quartel dos Bombeiros e ao Batalhão de Operações Aéreas, para que essas viagens ajudem os estudantes a conciliar teoria e prática.