Sec. de Agricultura e Pecuária de Governador Celso Ramos alerta para casos de raiva bovina na região e vacinação animal como prevenção

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, alerta produtores rurais do município para os casos de raiva bovina registrados em municípios vizinhos e a importância de vacinar os animais como principal medida de prevenção da doença.

No início de dezembro, um caso foi confirmado em Tijucas, o que levou a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) a intensificar as ações de prevenção e orientação na região. Até o momento, Governador Celso Ramos não teve casos registrados.

O secretário de Agricultura e Pecuária de Governador Celso Ramos, Abraão Osni Veríssimo, explica que está acompanhando a situação no contexto municipal.

“Estou acompanhando isso com o veterinário e gerente regional da CIDASC. Também já estou passando e avisando aos produtores sobre a vacinação, que de dezembro a janeiro é época de vacinar seus animais. Então eu estou sempre todos os anos avisando porque agora é hora de vacinar, porque a fase mais forte de possíveis ataques de morcego é a partir de março”, disse.

Conforme comunicado da Assessoria de Comunicação do CIDASC, a raiva é uma doença fatal e sem cura ou tratamento, que pode afetar também pessoas. A vacinação dos animais é a melhor forma de fazer prevenção e proteger também os seres humanos.

Confira o comunicado do CIDASC.