Em Governador Celso Ramos, as oficinas do Centro de Convivência do Idoso são oportunidades de descontração e aprendizado

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) Aurora Francisca Rosa, no Bairro Palmas, em Governador Celso Ramos, foi inaugurado em junho deste ano com a proposta de oferecer bem-estar e qualidade de vida para os idosos do município. E desde o dia 4 de setembro isso vem acontecendo por meio da oferta de atividades diferenciadas que oportunizam momentos de descontração, aprendizado e fortalecimentos de vínculos comunitários e de amizade.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Ação Social, oferece quatro oficinas no centro distribuídas em 18 horários, que acontecem de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde. Mais de 158 alunos já estão matriculados.

As atividades, como dança, educação física, pintura eartesanato, desenvolvidas para trabalhar o físico e o mental, são um sucesso entre os idosos, conforme explica a diretora Sandra da Silva de Melo.

“São vários cursos e professores, desde pintura até dança e educação física. Cada aluno pode participar de até duas aulas, ou mesmo mudar de oficina, caso não se adapte. E os idosos estão gostando muito. Inclusive estão indicando para outras pessoas. Por isso estamos abrindo mais vagas e vamos procurar ampliar a oferta de oficinas”, conta.

O secretário municipal de Ação Social, Raphael Social, salienta que as atividades também contam com profissionais de diversas áreas prontos para dar apoio aos idosos.

“Além da descontração, as aulas também se preocupam com o aspecto social. Por isso temos no centro uma equipe multidisciplinar formada por diversos profissionais, como psicóloga e orientadora social, preparada para atender os idosos em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos”, esclarece.

Atividades para o corpo e para a mente

Para os alunos, as oficinas auxiliam a superar obstáculos e buscam ampliar os horizontes de conhecimentos.

Na aula de dança, comandada pelo instrutor Maurício Amorim, por exemplo, as músicas de diversos ritmos e gêneros embalam e ajudam os idosos no desprendimento em relação aos movimentos físicos.

E os benefícios chegam para o corpo, com o aumento da força muscular e melhora da postura, e para a mente, com o a alegria que chega a cada passo executado.

Na turma de pintura, as alunas aprendem diversas maneiras de se expressar por meio da tinta e do papel.

A oficineira Aldilete Santos Quintino diz ensinar sobre os tipos de tinta, as superfícies e as ferramentas que serão usadas para criar arte.

“No aprendizado, as alunas começam a pincelar no papel para ter familiaridade com as técnicas de pintura e para pegar confiança. Depois que pegarem o jeito, vamos passar para o tecido, para os panos de prato, para que possam fazer lindas peças de arte”, disse.

A assistente social aposentada Márcia Valinhos comenta que é a primeira vez que faz esse tipo de artesanato e está gostando da experiência.

“Estou adorando. Eu tinha uma pequena noção, porém estou começando praticamente do zero. Não sei se tenho o dom, mas eu vou tentar”, falou.

A aposentada Gracileia Delfiza Mendes é outra aluna que está empolgada com os novos aprendizados.

“Eu já fazia pintura em tela, mas aqui eu pretendo aprender a pintura em tecido. A ideia é aprender essa técnica”, comenta.

Com 80 anos, Maria de Oliveira Martins relata que sempre gostou de pintar, mas só pode se dedicar à arte depois da aposentadoria como enfermeira, e a oficina de pintura do Centro de Convivência ajudou nesse sonho.

“Antes eu não encontrava tempo por causa da rotina dos hospitais. Mas hoje dá para fazer. Gosto de pintura em tela. Para mim, isso é uma terapia, é muito bom, muito bom”, disse Maria de Oliveira Martins.

Sobre a turma de pintura, a oficineira Aldilete Santos Quintino avalia, “chagaram com medo, mas logo se soltaram. Estão melhor do que o esperado”.

Ainda há vagas nas oficinas

Há opções de oficinas como dança, educação física, pintura e artesanato. Cada idoso pode fazer até duas oficinas.

Para participar, é necessário preencher uma ficha de inscrição disponível no Centro de Convivência do Idoso. São exigidos apenas documentos comprobatórios como carteira de identidade e comprovante de residência.

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) Aurora Francisca Rosa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fica localizado na Rua Rosendo Joaquim Sagas, Bairro Palmas, ao lado da UBS e do Posto do SAMU-192.