ALUNAS DO PROJETO ESCOLA VIVA DE GOV. CELSO RAMOS VISITAM O 39º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE E A ESCOLA DE TEATRO BOLSHOI NO BRASIL

O Escola Viva é desenvolvido pela Prefeitura de Gov. Celso Ramos. As 26 alunas, de 8 e 14 anos, são das aulas de dança dos polos dos bairros Fazenda da Armação, Areias de Baixo e Areias do Meio.

O Festival de Dança de Joinville é uma das principais competições de dança do Brasil e se tornou referência mundial. Quem participa tem a oportunidade de conhecer dançarinos de todo país e de outras nacionalidades, além apreciar muito jazz, balé clássico, danças populares brasileiras e outros gêneros. Para os amantes da dança é uma experiência para a vida.

E isso foi vivenciado por 26 alunas, entre 8 a 14 anos, de um projeto de dança de Governador Celso Ramos. No dia 23 de julho essas dançarinas gancheiras visitaram o 39º Festival de Dança de Joinville, que acontece entre 19 e 30 de julho na cidade do norte catarinense, e é considerado o maior Festival de Dança do mundo pelo livro dos recordes, o Guiness Book, desde 2005.

O projeto de dança é o Escola Viva, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, em seis bairros do município, que tem por objetivo oferecer aulas de ballet, dança, artes manuais, teatro, patinação e outras atividades para crianças e adultos. As viagens ao festival joinvilense integram as atividades do projeto e são realizadas todos os anos com apoio da Prefeitura Municipal, que fornece o transporte.

As bailarinas são dos polos do Escola Viva dos bairros Fazenda da Armação, Areias de Baixo e Areias do Meio. As professoras de dança do projeto, Glaucia Sebben e Amanda Alves, explicam que a visita proporcionou às pequenas dançarinas descobrir um pouco mais sobre o mundo da dança e viver um dos maiores festivais de dança do mundo.

“Essa foi uma viagem de estudo para as alunas das oficinas de Jazz Dance, no qual também conheceram a Feira da Sapatilha (que apresenta as novidades em materiais relacionados à dança como calçados, figurinos e acessórios), bem como assistir as apresentações de algumas escolas selecionadas para o evento”, descreve Glaucia Sebben, professora nos polos de Areias de Baixo e Areias do Meio.

Amanda Alves, professora no Escola Viva do Bairro Fazenda da Armação, complementa que “as dançarinas acompanharam as apresentações dos palcos abertos e conheceram um pouco mais sobre as vestimentas e acessórios que os bailarinos usam”.

Na mesma viagem, as gancheiras aproveitaram para conhecer a Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, também em Joinville, que se tornou uma das maiores referências de ballet no mundo, local onde assistiram a uma aula aberta com diversos ritmos de dança.

Da viagem, todos trouxeram como bagagem novos conhecimentos, emoções compartilhadas e muitas coreografias. Uma experiência que essas amantes da dança com certeza levarão para a vida, para se transformarem em bailarinas de renome internacional ou professoras que ajudam suas alunas de dança a construir seus sonhos nos palcos.

SIGNIFICADO ESPECIAL

A viagem ao 39º Festival de Dança de Joinville teve um significado especial para as visitantes gancheiras, especialmente para as professoras de dança do Projeto Escola Viva Glaucia Sebben e Amanda Alves.

Natural do extremo oeste e filha de bailarina, Glaucia Sebben conta que dança desde os três anos. Seus caminhos a levaram à graduação em educação física, à pós-graduação em Arteterapia e à especialização em Dança Educacional. Em 2016, decidiu mudar para o litoral e, desde então, trabalha em Governador Celso Ramos no Projeto Escola Viva como professora de modalidades como ballet clássico, jazz dance e dança de salão.

A professora conta que já participou do festival de dança fazendo cursos e como aluna. Esta foi sua segunda viagem como professora do projeto gancheiro.

“Estar no Festival de Dança de Joinville é muito emocionante. A cada ano, mais novidades são oferecidas. Este ano, foi importante levar as alunas, proporcionar toda essa vivência da dança e mostrar a elas que isso tem um valor imensurável”, relata.

Para a professora Amanda Alves, a viagem teve um significado especial. No passado, Alves foi aluna do Escola Viva e todo esse aprendizado ela retribui hoje como professora de dança do projeto no polo do Bairro Fazenda da Armação. Esta é a primeira vez que Amanda vai ao Festival de Dança de Joinville como professora.

“Hoje foi um dia muito especial pra mim. É a primeira vez que eu levo minhas alunas ao festival, no qual puderam vislumbrar esse mundo maravilhoso da dança. Isso me fez refletir sobre a minha primeira ida ao festival, como aluna, viagem que tive a oportunidade de repetir nesta edição de 2022 como professora de dança dessas futuras dançarinas do Projeto Escola Viva”, disse Amanda.