Prefeitura promove mutirão de próteses dentárias que beneficia mais de 50 pessoas

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã desta quinta-feira (08/02) um mutirão de próteses dentárias. A ação aconteceu na sala de odontologia da Policlínica de Atendimento Médico (PAM) e Pronto Atendimento (PA), no Bairro Calheiros, e faz parte do Programa Devolvendo Sorriso. Mais de 50 pessoas foram beneficiadas com cerca de 100 próteses.

O objetivo da iniciativa foi acelerar a confecção de próteses dentárias para atender os pacientes com dificuldades de acesso a esse tipo de tratamento de saúde bucal.

“Nossa preocupação é sempre proporcionar formas de melhorar a autoestima e a saúde bucal dos pacientes. Fizemos essa ação de hoje para que os nossos pacientes voltem a sorrir e tenham mais qualidade de vida”, disse o secretário Saúde, Dalmiro Lobo Filho.

No mutirão, três profissionais da área de odontologia atenderam aos pacientes que estavam na fila de espera para receber as próteses. No atendimento, a maioria dos pacientes passou pela modelagem, que consiste no feito do molde de gesso que serve para produção do modelo protético em laboratório, que será entregue em poucos dias. O paciente ainda faz consultas para fazer os ajustes necessários com a equipe odontológica e, em pouco tempo, estará com a prótese e um novo sorriso. Todo o processo leva entre 15 a 40 dias.

Em Governador Celso Ramos, o Programa Devolvendo Sorrisos está disponível na rede municipal de Saúde para todos os munícipes. Para receber a prótese é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e passar por uma avaliação para ser atendido pelo programa.